SAAE INDAIATUBA – Programa de Educação Ambiental Rio Jundiaí Limpo

O prefeito Reinaldo Nogueira fez o lançamento do Programa de Educação Ambiental Rio Jundiaí Limpo, dia 9, no auditório da Estação de Tratamento de Esgoto Mário Araldo Candello, na presença de 40 professores e de representantes da imprensa local.

A iniciativa, uma parceria entre o SAAE e a Secretaria Municipal de Educação, tem como meta informar os professores da rede municipal sobre o que está sendo feito para despoluir o Rio Jundiaí, pelas oito cidades em seu curso: Mairiporã (onde estão suas nascentes), Atibaia, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Jundiaí, Itupeva, Indaiatuba e Salto (onde deságua no Rio Tietê).

Após a exposição do superintendente do SAAE, engenheiro agrônomo Nilson Alcides Gaspar, foi projetado um vídeo de 20 minutos e distribuída uma cartilha, que informam que a melhora da qualidade das águas do Rio Jundiaí é atestada pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), e que está em curso seu reenquadramento para classe 3: a que permite captação para abastecimento público.

O prefeito Reinaldo Nogueira fez uma detalhada exposição de tudo o que está sendo feita em prol da preservação ambiental, visando o desenvolvimento sustentável de Indaiatuba, destacando as iniciativas que tomou para tornar o SAAE autossustentável e apto a investir em grandes obras de infraestrutura, como interceptores, reservatórios, redes de distribuição e tratamento de esgoto, a exemplo da ETE Mário Araldo Candello.

A secretária municipal de Educação, professora Rita de Cássia Trasferetti, ressaltou o aspecto positivo das parcerias com o SAAE, que têm viabilizado uma aproximação maior de alunos, pais, professores com as questões ambientais, através da produção de material didático, e de programas que estimulam um contato direto com a Natureza, como o programa que esta sendo lançado.

A secretária elogiou o prefeito e superintendente do SAAE pelos esclarecimentos prestados e pelo contato direto com os professores, um estimulo à mais para que as informações recebidas sejam traduzidas para os alunos, elemento principal do processo educacional.

Os presentes conheceram as instalações da ETE Mário Araldo Candello e fizeram uma visita ao Rio Jundiaí, no Bairro Pimenta, onde puderam constatar as presença de peixes e a melhora da qualidade do rio.

Em suas margens, a supervisora pedagógica Elizanita Cristina Pimentel fez um depoimento emocionante sobre o papel do ser humano, responsável pela poluição da Natureza, e responsável também pela inversão desse processo. “Tudo está interligado, uma atitude incorreta que tomamos repercute no meio social, assim como a construção de estações de tratamento de esgoto pelas cidades no curso do Rio Jundiaí, antes de Indaiatuba, irão nos beneficiar”, destacou a supervisora.

Nos dias 10 e 11 novos grupos de professores irão visitar a ETE Mário Araldo Candello e o Rio Jundiaí. Em março, o Programa será levado a 28 escolas da rede municipal de Educação.

No site www.saae.sp.gov.br a cartilha do Programa Rio Jundiaí Limpo está disponível. O vídeo, do mesmo programa, poderá ser acessado a partir de sexta-feira, dia 11/1.

Na foto, Tenente Baccin, comandante do Posto de Bombeiros de Indaiatuba, superintendente do SAAE engº Agrônomo Nilson Alcides Gaspar, secretária municipal de Educação, professora Rita de Cássia Trasferetti, prefeito Reinaldo Nogueira e o Soldado Vitor.

Tags: ,

Leave a Comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.




Top