Prefeitura de Indaiatuba inaugura Parque da Criança no dia 12 de outubro

O prefeito Nilson Gaspar (PMDB) anunciou em coletiva à imprensa realizada na manhã de quarta-feira (27) que vai inaugurar o Parque da Criança no dia 12 de outubro, em comemoração ao Dia das Crianças. A festa de inauguração começa às 16h e contará com personagens infantis, palhaço, distribuição de pipoca e algodão doce. No dia 13 de outubro o Parque já estará aberto ao público. O cadastro e o agendamento da visita devem ser realizados no site da Prefeitura – www.indaiatuba.sp.gov.br/parque-da-criança/ a partir de quinta-feira (28).

O acesso à parte molhada do Parque da Criança será permitido apenas a crianças de até 15 anos e 11 meses de idade, acompanhadas dos pais ou de um adulto responsável, devidamente cadastradas e com exame médico.

O horário de funcionamento será de quarta a domingo, das 8h às 19h, inclusive aos feriados. Já o acesso ao Parque Aquático será dividido em dois períodos, de manhã das 9h às 12h, e à tarde das 13h30 às 16h30. “Decidimos dividir o agendamento por faixa etária para não misturar crianças de 0 a 11 anos com adolescentes de 12 a 15 anos”, explicou o prefeito.

Segundo informou Gaspar, que participou do projeto de concepção do Parque quando ainda era secretário de Urbanismo, a proposta foi criar um espaço diferenciado de lazer para as crianças que, certamente, será referência em toda a região. “É um parque público municipal cheio de atrativos para as crianças se divertirem nos dias de calor. Tudo foi pensado para oferecer muita diversão, mas com toda a segurança necessária”, reforçou.

A administração do Parque ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente. O secretário José Carlos Selone avisou que a capacidade total do espaço é de aproximadamente 5 mil pessoas, mas na área molhada a capacidade máxima em cada período será de 300 crianças, devidamente acompanhadas por um responsável. “Lembrando que no Parque Aquático as atrações são voltadas às crianças e os adultos serão apenas acompanhantes”, ressaltou.

Para as pessoas que não têm computador ou acesso à internet em casa, a Prefeitura disponibilizará um computador na administração do Parque exclusivo para cadastramentos dos interessados. “Queremos dar a oportunidade de todos usufruírem do espaço”, reforçou Gaspar.

Todo o sistema de cadastramento e de controle de utilização do Parque da Criança foi desenvolvido pelo Departamento de Informática da Secretaria de Administração. O diretor de Informática, José Carlos Melli Filho, esteve presente na coletiva e explicou como funcionará o cadastramento e o agendamento eletrônico.

Parque

O Parque da Criança está implantado no Parque Ecológico, na altura do Jardim do Vale, em uma área de 22.155 m². Desse total, 3.501m² são exclusivos do Parque Aquático, que é cercado e possui uma portaria própria para controle do acesso apenas para pessoas previamente cadastradas. Podem utilizar o Parque Aquático menores de idade de 0 a 15 anos e 11 meses acompanhados dos pais ou de um adulto responsável. A apresentação de exame médico é obrigatória.

A grande atração da parte molhada é o toboágua com 60 metros de comprimento. São quatro escorregadores que conduzem a uma piscina medindo 10x14m de área, e um metro de profundidade. A altura mínima exigida para o uso do tobogã é de 1,20m.

A parte aquática conta ainda com uma lâmina de água medindo 30 por 50 metros de área e 30 centímetros de profundidade, com escorregadores em formato de animais, cachoeira com balde gigante, chuveirões em formato de cogumelos, bengalas e esguichos de água por todos os lados.

O Parque Aquático também contará com banheiros, vestiários e armários para guarda-volumes. No caso dos armários, para a utilização será necessária apresentação de um documento com foto, que ficará retido até a devolução da chave.

Na área seca do Parque da Criança, com 18.654m², o acesso é livre. É nessa parte que estão instalados 12 quiosques com mesas e bancos para piquenique, labirinto verde, playground em grama sintética com brinquedos temáticos em fibra, com livre acesso a todo o público.

A lanchonete e a tirolesa também ficam nessa área, mas ainda não estão funcionando. Assim como os pedalinhos do Parque Temático, a tirolesa será administrada pelo concessionário da lanchonete, cujo processo de licitação está em andamento. Essa atração é para quem gosta de aventura. A tirolesa tem quase 100 metros de comprimento e atravessa o lago do Parque Ecológico no sentido do Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), onde foi construída uma ponte.

As salas de administração e de apoio e a Enfermaria ficarão ao lado da portaria. O estacionamento tem capacidade para 100 veículos.

Horário do Parque Aquático

Quarta-feira

Das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30 – de 0 a 11 anos

Quinta-feira

Das 9h às 12h – atendimento institucional destinado a escolas e entidades;

Das 13h30 às 16h30 – faixa etária de 0 a 11 anos;

Sexta-feira

Das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30 – de 12 a 15 anos;

Sábado

Das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30 – de 0 a 11 anos.

Domingo

Das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30 – de 0 a 11 anos.

Segunda e terça-feira o Parque permanece fechado para manutenção.

Cadastramento

O cadastramento para ingresso nas dependências do Parque Aquático deve ser efetuado exclusivamente pelo site da Prefeitura – www.indaiatuba.sp.gov.br/parque-da-crianca/ .

Serão cadastrados como usuários principais menores de 0 a 15 anos de idade, com atendimento às faixas etárias de 0 a 11 anos e de 12 a 15 anos em horários distintos. Em cada período a capacidade máxima será de 300 crianças.

Cada menor poderá ter até três adultos (maiores de 18 anos de idade) responsáveis cadastrados, e cada adulto poderá ser responsável por, no máximo, cinco menores.

Na primeira etapa do cadastramento o sistema vai gerar uma chave de acesso que será utilizada pelo usuário nas etapas seguintes.

Para o cadastro serão exigidas informações como nome completo, endereço, número dos documentos (RG e CPF) e data de nascimento dos menores e dos responsáveis.

Nessa fase que o usuário poderá indicar o nome de cinco menores. A mesma criança poderá ser indicada por até três adultos responsáveis.

No mesmo link do cadastro será possível agendar a data para a utilização do Parque Aquático, conforme datas disponíveis.

Para assegurar maior rotatividade de pessoas utilizando o Parque, será necessário aguardar 15 dias para fazer um novo agendamento, podendo esse prazo ser ampliado ou reduzido, a critério da administração, em razão da demanda.

Após o agendamento o usuário deverá escolher um dos pontos disponibilizados pela Prefeitura para realizar o exame médico.

A apresentação de exame médico na entrada do Parque Aquático é obrigatória. Será utilizada a mesma estrutura de exame adotada pela Prefeitura para os usuários das piscinas do Centro Esportivo dos Trabalhadores.

Na página do cadastro, o usuário também conhecerá as regras para utilização do espaço.

Exame médico

A apresentação de exame médico na entrada do Parque Aquático é obrigatória. Após o agendamento o usuário deverá escolher um dos núcleos esportivos disponibilizados pela Secretaria de Esportes para fazer a carteirinha do exame médico, levando uma foto e documentos pessoais (RG e CPF). O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, exceto em horários reservados à realização do exame. Para os usuários que já possuem a carteirinha, porque utilizam outras piscinas da Prefeitura, basta manter o exame médico atualizado.

Confira os locais e horários para a realização do exame:

– Centro Esportivo Califórnia – 2ª feira – 11h às 11h30;

– Parque Corolla – 2ª feira – 10h às 10h40;

– Rêmulo Zoppi – 5ª feira – 15h às 15h30;

– Centro Esportivo do Trabalhador – 2ª feira – 10h30 às 11h; 3ª feira – 08h às 08h30 – Sábado – 07h às 7h30.

É preciso comparecer de maiô ou sunga.

É proibido nas dependências do Parque Aquático

• fumar;

• o uso de celular ou equipamentos eletrônicos;

• o ingresso ou permanência de pessoas com alimentos, bebidas, animais, brinquedos e outros objetos que possam representar risco aos usuários, a critério da administração do ‘Parque da Criança’;

• o ingresso ou permanência de pessoas não previamente cadastradas, bem como de menores de idade desacompanhados dos pais ou adulto responsável devidamente cadastrado;

• o ingresso ou permanência de ambulantes, bem como vender quaisquer tipos de produtos (alimentos, bebidas, brinquedos, entre outros), exceto em casos previamente autorizados pela administração;

• portar e/ou consumir bebida alcoólica;

• portar e/ou consumir drogas e/ou outras substâncias ilícitas que possam comprometer a ordem pública;

• portar e/ou utilizar armas de fogo, armas brancas e demais aparatos que possam causar injúrias, exceto força de segurança pública;

• portar trajes de banho que causem constrangimentos às demais pessoas;

• utilizar aparatos sonoros em modo alto-falante, exceto em casos previamente autorizados pela administração;

• angariar esmolas, donativos e/ou contribuições, exceto casos previamente autorizados pela administração;

• jogar ou descartar resíduos e/ou dejetos em local não autorizado ou inapropriado para tal;

• depredar e/ou destruir o patrimônio (inclusive placas de sinalização, esculturas, livros, móveis, entre outros);

• realizar eventos, espetáculos musicais, shows, festas, aniversários e outras atividades que reúnam grupo de pessoas, sem prévia autorização da administração;

• distribuir material publicitário sem prévia autorização da administração;

• filmar ou realizar sessões fotográficas com fins comerciais ou publicitários, sem prévia autorização da administração;

• desrespeitar ou desacatar as determinações e orientações de funcionários e/ou fiscais da administração;

Tags: , , ,

Comments are currently closed.

Top