ExpoAzeite 2018 traz importante programação para discutir o setor

ExpoAzeite 2018 traz importante programação para discutir o setor

Em dois dias de evento, a cidade de São Paulo será palco de uma relevante discussão em defesa da qualidade e idoneidade do Azeite de Oliva, além de reforçar a integração da capacitação e atualização do segmento, através de palestras, exposição e workshops sobre a cultura e a qualidade do chamado Ouro Líquido.


A programação, que conta com mais de 30 palestras e workshops com vários temas e trará uma centena de rótulos e degustações, tem o apoio do Ministério da Agricultura e Abastecimento – MAPA, presente com diversos técnicos vindos de Brasília.
De acordo com os organizadores, Jairo Klapp e Patricia Galasini, da JKPG Marketing, um dos diferenciais dessa reunião é a possibilidade dos participantes vivenciarem experiências únicas com o Azeite de Oliva, além da oportunidade de ampliar seus conhecimentos e abrir os horizontes para compreender o segmento. “O evento continua refletindo a preocupação de todos com o consumo responsável, promovendo ações em parceria com o Ministério da Agricultura e SENAC Aclimação”, afirma a degustadora e especialista em azeites Patricia Galasini.
A ExpoAzeite, na sua 9ª edição e que traz o VI Encontro da Cadeia Produtiva da Olivicultura no Brasil e no Mundo, acontece nos dias 10 e 11 de julho, no Palácio de Exposições do Anhembi, em São Paulo, das 10 às 19 horas, em paralelo à ExpoPizzaria (principal e maior feira especializada no mercado de pizzas da América Latina, que começa no Dia da Pizza).

Dentre os destaques da programação está o workshop do Dr. Fábio Florêncio, do Ministério da Agricultura, que falará sobre a Conclusão da Operação ISIS – Panorama e Resultados iniciados em 2017, realizada pelo Ministério da Agricultura, que reprovou 59,7% das amostras de Azeite de Oliva comercializadas no País. Essa fiscalização, que analisou 107 marcas de 65 empresas, resultou em 300 mil litros de produtos irregulares retirados do mercado, além de mais 400 mil litros de outros produtos classificados como temperos, mas com rótulos de Azeite de Oliva, que também foram recolhidos.

O Brasil é o segundo maior importador mundial do Azeite de Oliva, atrás apenas dos Estados Unidos e em 2017, o país importou 60 mil toneladas do óleo.

Programação 

Dia 10

  • Organização Social na Base Produtiva, com Kleber Santos (CGCOOP – MAPA)
  • Comissão Permanente da Olivicultura Brasileira, com Dr. Luis Asp Pacheco (DEPROS/SMC/MAPA)
  • Registro de Defensivos Agrícolas para a Olivicultura, com Dr. Carlos Venâncio (Secretaria de Defesa Agropecuária – MAPA)
  • Conclusão da Operação ISIS – Panorama e Resultados iniciados em 2017, com Fábio Florêncio (MAPA – DIPOV)
  • Desafios para Olivicultura no Brasil, com Eudes Marchetti (IBROLIVA)
  • Propostas para o Fomento e Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Olivicultura Nacional, com Dr. Juarez Távora (MAPA – Integração, Mobilidade Social do Produtor Rural e Cooperativismo)
  • Case de Sucesso – A Olivicultura no RS, com Dr. Paulo Lipp (SEAPA – RS)

Dia 11

  • Os Olivais de Minas Gerais, com Dr. Nilton Caetano (ASSOLIVE)
  • Um Azeite Brasileiro premiado no Mundo, com Moacir Carvalho (Fazenda Irarema)
  • Controle de Qualidade e Rastreabilidade, com Gabriel Fernandes (UNICAMP)
  • Azeites Chilenos: grau máximo de qualidade, com Sérgio Piña (Azeites Deleyda)
  • O azeite no mundo árabe: a grande descoberta para o mercado brasileiro, com Fernanda Baltazar (Câmara de Comércio Árabe Brasileira)
  • A vocação oleícola do Rio Grande do Sul, com Rossano Lazarotto (Oliva AgroIndustrial)
  • Substituição Tributária para Azeites de Oliva, com Dra. Florence Hare (Escritório Nogueira)
  • Produzindo Azeites de Qualidade – Tecnologias de Produção, com Victor Rodriguez (Agroland Uruguai)
  • Uso de tecnologia na gestão de pomares X Importância da rastreabilidade, com Rafael Irgang (POMARTEC)
  • Tecnologia a serviço da qualidade, com Estela Testa (Pieralisi)

Onde vai ser? 

Palácio de Exposições do Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1209 – portão 01 – Salas de Vidro

Quando: 10 e 11 de julho (terça e quarta-feira)

Horário: das 10h às 19h

Inscreva-se agora e compartilhe com seus amigos.

Inscrições gratuitas para a exposição no site www.expoazeite.com.br

Tags: , ,

Comments are currently closed.

Top